Olá,

Bem vindo (a) à nossa página!

Esperamos nos tornar uma ferramenta de Educação interativa.
Aguardamos sugestões...

terça-feira, 7 de julho de 2015

Arraiá do Eloy


No dia 27 de junho realizou-se o tradicional arraiá do Eloy. Neste ano, todos foram surpreendidos pelo concurso de dança promovido pelos professores de educação física. A novidade agradou principalmente à comissão de formatura do ensino médio que dividiram o prêmio com um aluno do ensino fundamental. 
A direção parabeniza e agradece a colaboração de todos os servidores na realização do evento.

terça-feira, 12 de maio de 2015

Afro Consciência

Hoje foi sem dúvida, um marco histórico na caminhada pelo respeito às diversidades Étnico Culturais enquanto condição de inclusão das diversas manifestações culturais e aprofundamento dos estudos sobre cultura africana nos ambientes escolares. A campanha lançada em Montes Claros pela Secretária de Estado de Educação, prof.ª Macaé Evaristo contou com a participação dos diretores de Escolas Estaduais e das Superintendências Regionais de Ensino de Montes Claros, Pirapora, Januária e Janaúba. Participaram deste encontro diversas militâncias do Movimento Negro, enriquecendo sobremaneira o diálogo em torno das questões que dizem respeito à inclusão da temática Consciência Negra nos currículos escolares não apenas cumprindo determinação da legislação mas, fortalecendo as vivências positivas na comunidade escolar.
 Profª. Marilde Ernestina Soares Santos e Secretária de Estado de Educação Macaé Maria Evaristo dos Santos







                           

segunda-feira, 9 de março de 2015

VESTIBULANDOS 2015

A direção saúda sua equipe, seus alunos e familiares que, ao longo do ano letivo, dedicam incondicionalmente esforços no sentido de favorecer as aprendizagens elevando os índices de expectativas no que se refere à continuidade dos estudos. São inúmeras metas e objetivos da clientela e as escola procura oferecer o suporte necessário para que a cada ano possa comemorar com muita alegria o crescimento das aprovações nos vestibulares para todas as áreas do conhecimento, merecendo destaque o ingresso dos alunos egressos da Escola Estadual Eloy Pereira nas Universidades Estaduais e Federais. 
São eles:
NOME
CURSO
INSTITUIÇÃO
Débora Liliane Oliveira Borges
Ciência da Computação
IFNM
Ciência da Computação
Santo Agostinho

José Simão Vieira Santos
Ciências Contábeis
UNIMONTES

Igor Soares Santos
Ciência e Tecnologia
Ciência da Computação

UFVJM
IFNM
Thaynara Maria
Direito
FUNORTE
Samuel Monção Santos
Direito
FUNORTE
Matemática
UNIMONTES
Engenharia de Alimentos
UFMG
Direito
Santo Agostinho
Ana Flávia Gonçalves
Direito
FUNORTE
Lucas Gonçalves
Enfermagem
FUNORTE
Fernanda Emanuelle Caires Loyola
Enfermagem
FUNORTE
Pedro Lucas Campos
Administração
Santo Agostinho
Júlia Gomes Pereira
Engenharia Ambiental
UFMG/Santo Agostinho

David Guilherme Cardoso Almeida
Engenharia Civil
FUNORTE
Mayara Araújo Moraes
Engenharia de Alimentos
UFMG

Thallyta Juliane de Moura Dias
Letras - Português
UNIMONTES

Mariana Almeida Reis
Arquitetura e Urbanismo
Santo Agostinho
Délcio Rodrigues Sampaio
Engenharia Florestal
UFMG


Brenda Gabriele Carvalho
Economia
UNIMONTES
Jordana Borges Martins dos Santos


Pedro Henrique Aparecido dos Santos
Direito
Ciências Sociais
UEMG
UNIMONTES
Josielle G. de Jesus


José Simão Vieira Santos
Ciências Contábeis
UNIMONTES
David Guilherme Freitas Cardoso Almeida
Administração
Engenharia Civil
UNIMONTES  
Santo Agostinho
Rafael Prates Azevedo
Economia
UNIMONTES

Vitor Coutinho Martins


Mayara Araújo Moraes
Matemática
UNIMONTES
Débora Liliane Oliveira Borges
Sistemas de Informação
UNIMONTES
Luiza Brito Alkmim
Psicologia
Funorte
Jennifer Larita Madureira Fernandes
Psicologia
Funorte
Igor Marques Gonçalves
Engenharia Elétrica
FIPMOC
Cecília Pinheiro Colares Carvalho
Odontologia
Funorte
Gabriel Magno de Carvalho
Ciência  da Computação
Engenharia Elétrica
IFNM
Santo Agostinho








domingo, 30 de novembro de 2014

OBMEP 2014

O mérito é do aluno mas, a alegria da conquista está estampada em toda a escola. Especialmente no ano do seu cinquentenário, o Eloy Pereira, pela primeira vez apresenta à sociedade a maior premiação da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas, a medalha de ouro. A proeza do felizardo também coroa o trabalho de 30 anos de docência da sua professora de matemática Doralice França Bonfim que ao longo da carreira vem acumulando histórias de sucesso dos seus pupilos. A direção agradece, parabeniza igualmente à professora, o estudante e o apoio de seus pais Maria Milza Brito Alkmim e Humberto Alkmim Pereira na condução de sua educação. Que a qualidade da educação pública brasileira seja cada vez mais festejada!  
GABRIEL BRITO ALKMIM medalha de ouro nível I
1º lugar geral Montes Claros
4º lugar geral em Minas Gerais



sexta-feira, 21 de novembro de 2014

Consciência Negra

Em grande estilo, a comunidade escolar realizou muitas atividades sobre o dia da Consciência Negra com objetivo de destacar a importância social e influências da cultura negra no Brasil.
O evento contou também com a participação de vários parceiros da escola. Acadêmicos do PIBID da área de arte desenvolveu com os alunos em sala de aula, um projeto de Graffite (desenhos ao ar livre em geral), coordenado pela professora Arlete Aguiar Ferreira. Alguns desenhos foram transpostos para o muro da quadra de esportes e na finalização, contou com a visita e participação do artista plástico André Pessoa.Outros destaques ficaram por conta das áreas de história e Filosofia. As crianças dos anos iniciais participaram de oficina de teatro, coordenada pela professora Terezinha Narciso da UNIMONTES.
E para finalizar, um belo desfile coroou os destaques da escola que poderão ser apreciados em:

quarta-feira, 29 de outubro de 2014

FEPEG SETEMBRO 2014

Sempre buscamos parcerias para inovar nossa prática. Mais uma vez, a Universidade Estadual de Montes Claros através do Programa de Iniciação à Docência contemplou a comunidade escolar com as áreas de História, Arte e Geografia.
Os acadêmicos destas e outras áreas são recebidos na escola para acompanharem e desenvolverem práticas de ensino tanto no ensino fundamental quanto no médio. Aos poucos, a interação favorece às aprendizagens pois, se por um lado os acadêmicos precisam exercitar os pressupostos teóricos apresentados pela academia do outro, temos alunos capazes de nos surpreender ao serem desafiados por metodologias inovadoras que consideram a bagagem de conhecimentos que o aluno demonstra no âmbito escolar. 
O mais importante destas experiências, são sem dúvida os conhecimentos ampliados ou adquiridos...E foi assim no FEPEG 2014. Sediado no Campus da Universidade, reuniu um vasto conjunto de resumos dos artigos apresentados no evento, dentre eles, destacamos aqueles desenvolvidos na Escola Eloy Pereira. Acessem o Conjunto da obra em: http://www.fepeg.unimontes.br/

    Acadêmica de geografia Andréa Fonseca
Sala temática PIBID Geografia

PIBID Projeto Cartografia
     
                                                     

sábado, 23 de agosto de 2014

Garota JCC 2014

Neste ano, tivemos a alegria de participarmos da III Mostra de Oportunidades JCC da Polícia Militar de Montes Claros que reúne estudantes do ensino médio e se consolida no esforço coletivo para apresentar aos jovens diferentes possibilidades, conscientização, de estudos, trabalho e renda. As empresas e instituições parceiras expõem seus projetos ao público e os orienta conforme os interesses.
Na culminância do evento, o desfile do garoto e garota JCC 2014 classificou nossa aluna Lavínia Gonçalves, 16 anos, para alegria de toda comunidade escolar. Parabéns!

quarta-feira, 13 de agosto de 2014

O Pilar da Educação Brasileira

Em pleno século XXI, o modelo de educação do país está agonizando... As famílias com melhor condição sócio econômica terceirizaram a tarefa de educar seus filhos e as demais, transferem para a escola os seus problemas sob alegação de serem impotentes ou simplesmente pela comodidade de passarem para outros aquilo que é da sua obrigação ajudar, com vistas à melhor formação dos filhos.  
A começar pela estrutura familiar, os modelos vigentes induzem as pessoas à uma falsa autonomia de modo que o ato de educar o aluno para aprender a aprender como bem quis o saudoso Paulo Freire, tornou-se uma prerrogativa delicada para o profissional da educação que não pode contar com apoio da maioria das famílias no acompanhamento evolutivo dos filhos. Trata se de uma triste constatação de indiferença na relação familiar, destinação de recursos através dos órgãos federativos e que o educador também precisa estar apto a lidar no exercício de sua profissão.
Isso não é novidade, para quem é comprometido com a educação e atua em  ambientes escolares, conhece bem o processo de desmotivação educativa pelo qual passa a sociedade e por isso, especialistas vêm tentando elucidar as causas, enumerar os fatores de risco, mas não conseguem modificar a inércia que paira sobre as medidas necessárias à educação pública de qualidade. Falta amor no cuidado com a Educação Brasileira. Os resultados do Pisa 2014 indicaram o Brasil em 38º lugar dos 44 países avaliados.
Nem precisa ser especialista para analisar que são muitos os problemas estruturais no ensino. E, ao se adaptar às necessidades da clientela, a escola tem deixado ao longo dos anos de ser um lugar privilegiado de formação da inteligência teórica, aquela que permite ao aluno, se apropriar dos conteúdos  para aplicá-los através da inteligência prática, que por sua vez, o faz escolher o que realmente o torna feliz. Deixa ainda de capacitá-lo a exercer sua vontade  que canaliza a inteligência para o bem  comum  e o prepara para a afetividade, sonhos, paixões, projetos de vida... E assim, sem essa formação e já  na fase adulta, o aluno provavelmente, acabará sucumbido às leis do mercado de trabalho, que é indiscutivelmente seletivo.
Afinal, o que fazer para recuperar a importância social da escola e a identidade  dos profissionais da educação em meio à  tantas adversidades? 
Eduque por amor! Seja você a diferença na escola... 
Se algum dia esse sentimento se debilitar, a educação deteriora de vez, pois, a falta do desejo de educar,  corrompe a ética e dá lugar à hipocrisia e materialismo desenfreado.
Portanto, se queremos fortalecer os laços família-escola, torna-se necessário reciclar os valores que dão sentido à vida, a crença de que é possível alcançar a verdade do ponto de vista racional e que a afetividade feliz é a que passa pela racionalidade do compromisso humano e profissional. 

                 

sexta-feira, 13 de junho de 2014

OFICINAS


Compreender as dificuldades de se realizar práticas diferenciadas no cotidiano escolar em razão do grande número de alunos em cada sala de aula, do limite de tempo, da diversidade de idéias, pode ser o primeiro passo para se alcançar objetivos almejados no processo de ensino aprendizagem. Para isso, ouvir vale mais que falar...
E em tempos de incertezas, uma equipe por mais apoiada que seja, pode tornar-se desmotivada se o "alento" ficar pela metade, se não houver sinergia no grupo. Isso é perfeitamente aceitável. Afinal, Deus dota a cada um com diferentes dons para que jamais esqueça de que todos, sem exceção, somos seres  interdependentes.  
Há quem discorde mas, tudo leva a crer, que  por vezes, estamos apoiados nesse princípio ao promovermos vivências e práticas docentes em parceria com a Universidade Estadual de Montes Claros- UNIMONTES, nas áreas de Geografia, História e Arte.
Através destas oportunidades,  a escola cumpre a função de desenvolver os temas transversais. E o melhor, com práticas no formato de oficinas e aos sábados. Os acadêmicos por sua vez precisam de espaço para experenciar a teoria e a escola é a ponte que interliga os objetivos, as áreas do conhecimento e as pessoas...
Portanto, missão dada, missão cumprida! 

sexta-feira, 6 de junho de 2014

Desfile Cívico Marca o Cinquentenário da Escola

 Na foto , a diretora da escola Marilde Ernestina Soares Santos e a professora Altaires da Conceição Milagres

A comunidade Escolar Eloy Pereira inaugurou hoje, a placa do cinqüentenário de ensino público. Em grande estilo e exemplo de integração, a solenidade contou com a participação da fanfarra composta por alunos das escolas municipais Doutor Crisantino Borém, Maria de Lourdes, escola estadual Dona Vidinha Pires e Eloy Pereira.
Em seguida, realizou-se o desfile cívico pelas ruas da Vila Guilhermina.  Os pelotões foram divididos por níveis de ensino e as temáticas foram trabalhadas no contexto histórico da copa do mundo.  Ao traçarem a linha do tempo da escola, servidores e alunos demonstraram   sentimento de pertencimento e de serem sujeitos  da trajetória revelada.
Uma manchete publicada pelo http://jornalmontesclaros.com.br/2014/06/06/montes-claros-estudantes-de-montes-claros-fazem-protesto-contra-copa.html sobre o desfile será tema para as aulas que antecedem o recesso escolar. A diretora considerou oportunista e distorcida o uso que a mídia fez do evento para  generalizar a opinião dos estudantes de Montes Claros sobre a Copa do Mundo. Acessem link vejam melhores momentos do evento: