Segundo Ni All Ferguson (2011), a revolução das comunicações que estamos vivendo tem sido impulsionada por duas grandes forças. Uma delas é Gordon E. Moore"s" lei". Em sua forma simplificada, a Lei de Moore diz que o poder da computação dobra a cada dois anos, implicando um aumento de cerca de 30 vezes em 10 anos. Esta tendência exponencial já continuou por mais de meio século e está prevista para continuar pelo menos até 2015 ou 2020.
A outra força é o crescimento exponencial das redes sociais. O primeiro e-mail foi enviado no Massachusetts Institute of Technology, no mesmo ano em que a Lei de Moore nasceu. Em 2006 pessoas enviaram 50.000 milhões de E-mails; no ano passado foram 300 bilhões. A Internet nasceu em 1982. Tão recentemente quanto 1993, apenas 1 por cento das duas vias de telecomunicações passou por isso. Em 2000, foi de 51 por cento. Agora é 97 por cento. O Facebook foi inventado em 2004 e já conta com 800 milhões de usuários ativos, o que significa oito vezes o número de três anos atrás.
Como o número de pessoas on-line dobra de 2.000 a 4.000 milhões nos próximos 10 anos e o número de dispositivos ligados à Internet quadruplica 5000 a 20.000 milhões, a humanidade será mais conhecida e consequentemente, mais sábia. Falando em uma conferência na Ucrânia, Yuri Milner afirmou que dados equivalentes ao volume total de informações criadas desde o início da civilização humana até 2003, agora podem ser gerados no espaço de apenas dois dias. Para lidar com esta sobrecarga de informações, ele espera "o surgimento do cérebro global, que consiste de todos os seres humanos ligados uns aos outros e à máquina a interagir de uma forma muito original e profunda, criando uma inteligência que não pertence a qualquer ser humano ou computador. "
No futuro, como imaginado pelo Google, este cérebro global vai fazer muito por nós, dizendo-nos (através dos nossos dispositivos portáteis), que nossos amigos estão a virar na esquina ou onde podemos comprar o terno novo de que precisamos pelo melhor preço. E se o melhor preço for no Amazon.com, vamos apenas clicar uma vez e ficaremos ansiosos para a sua entrega no dia seguinte. Talvez, ele já estará em nossas casas quando lá chegarmos. De qualquer modo, muitas serão as surpresas que ainda conheceremos a partir da Internet.
Nenhum comentário:
Postar um comentário