Olá,

Bem vindo (a) à nossa página!

Esperamos nos tornar uma ferramenta de Educação interativa.
Aguardamos sugestões...

quinta-feira, 10 de maio de 2012

Conhecer e Aprender Através da Tecnologia

A Escola Estadual Eloy Pereira acolhe muito bem os estagiários que necessitam aplicar suas pesquisas e fazer os estágios obrigatórios. Por este motivo, foi autorizado pela gestão da escola o desenvolvimento de um projeto com alunos do 3º ano do ensino fundamental I onde, submetidos às práticas de informática, participaram de uma sala virtual online. E como funciona essa sala virtual?

A sala virtual se encontra hospedada em um ambiente virtual de aprendizagem – AVA designada como um tipo de EAD (educação á distância), que proporciona atividades semipresenciais, nas quais os alunos podem se interagir presencialmente lado a lado em cada computador ou fazer essas mesmas atividades em computadores fora do ambiente escolar usando uma senha e um nome de usuário próprios. Atualmente muito aplicada à faculdades, esse ambiente proporciona o desenvolvimento de atividades online que podem ser acessadas de qualquer computador que tenha Internet, sem contar que a plataforma é gratuita e qualquer escola pode ter a sua.

Os alunos adoraram a oportunidade de um aprendizado mais dinâmico e cooperativo proporcionado pela metodologia aplicada pela estagiária do curso de Pedagogia das Faculdades ISEIB, Bárbara Rocha, que desde então nunca havia testado o ambiente virtual de aprendizagem à crianças.

A Estagiária Bárbara diz: “De início achei que os alunos se sentiram interessados e curiosos, porém com muitas dificuldades em digitar as palavras e colocar as pontuações. Trabalhei com eles o passo a passo até chegar no objetivo final, que era saber se realmente seria possível fazer com que uma sala virtual (diferente da tradicional com quadro e giz) traria mais motivação ao aprendizado dos alunos e se eles seriam realmente capazes de aprender algo com esse trabalho através da tecnologia educacional. Foi um bem interessante pra mim e para os alunos que aprenderam brincando e se descontraindo, sem contar na ansiedade que tinham de acessar a plataforma mais rapidamente. Para se ter resultados mais relevantes.”

No ambiente virtual que levou o título “Conhecendo e aprendendo” cada aluno tinha uma senha e um nome de usuário para acessar a plataforma online. Lá tinham de digitar seus perfis mostrando suas características, além da foto que cada um tinha nesse perfil. As fotos foram tiradas no próprio laboratório de informática da escola, isso fez com que eles se familiarizassem ainda mais com o ambiente inovador proposto a eles. Ao final de cada dia de trabalho com os alunos, através de nossa sala virtual eles podiam acessar a jogos educativos onde aprendiam brincando e assim, a euforia era enorme.

Sabemos que na educação os processos não são imediatos, precisamos de tempo para que o efeito das práticas de ensino venha a mostrar seus resultados. Por isso, precisamos de mais investimentos para que sejam levados em frente projetos como este que, com certeza ajudaria muito no processo de ensino-aprendizagem dos alunos. Sem contar na enorme possibilidade das descobertas que teriam o tempo todo realizando atividades num ambiente atualizado contribuindo para uma formação mais enriquecedora aos nossos alunos.

Portanto, é necessário lançarmos desafios aos estagiários, cujas vivências na escola devem também ser transformadas em contribuições de monitoria, reforço do ensino e fomento para o processo de aprendizagem dos nossos alunos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário