Que direção adotar, no que se refere às melhorias da proficiência de nossos alunos em redação? Em primeira ordem, defendemos a leitura enquanto base para o desenvolvimento da escrita. Contudo, é necessário pontuar que, cada sujeito traz consigo as influências do seu meio social, arraigadas na fala, na semântica, na sintaxe, coesão e coerência textuais...
Sendo assim, para cada nível de ensino, há que se formar bons hábitos de exploração da maior diversidade de gêneros textuais possíveis.
Na educação infantil, do primeiro ao quinto ano, esses processos estão melhor evidenciados, pois, este estágio concerne a base para que as demais aquisições do conhecimento aconteçam.
Um reflexo disso está naquela pessoa que, durante sua infância, teve contato com apenas um gênero textual. Por muito tempo demonstrará dificuldades em agregar outros gêneros ao seu cotidiano no nível da argumentação até que essa defasagem seja superada. Observem por exemplo, uma redação da criança que tem acesso à Internet com freqüência e o resultado daquela que nunca realizou qualquer conexão à rede mundial de computadores... Longe de julgamentos, entendo que o olhar cuidadoso do professor e da família, faz toda a diferença na evolução dos processos mentais de aprendizagens e terá melhor proveito se bem orientado.
Já na escola, o professor é que se apropriará de seu planejamento para suscitar em seus alunos, o interesse pela pesquisa e registro de suas considerações finais a respeito do objeto de estudo e durante as aulas de informática. E, uma vez direcionado, o estudante mesmo que ouse aventurar-se pela tentação dos jogos online, cumprirão a tarefa em tempo satisfatório.
Em continuidade aos processos de escrita, a cobrança aos alunos que já chegaram ao ensino médio, é mais profunda e consistirá na concatenação de várias competências e habilidades, pois, serão solicitados a descrever a respeito de um dilema ético que enfrentaram e seu impacto sobre eles, ou ainda, discutir uma questão pública de interesse especial para eles.
Portanto, a sugestão é que realizem no mínimo uma vez ao mês, sua produção textual, podendo, inclusive, o professor estimular a troca dos textos entre os colegas de classe, para deixarem suas impressões a respeito do ponto de vista de outrem.
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