Olá,

Bem vindo (a) à nossa página!

Esperamos nos tornar uma ferramenta de Educação interativa.
Aguardamos sugestões...

quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Tempo, Espaço, Relatividade

Eis que ao findar do ano de 2011, quisera recorrer às teorias, na busca de explicações para tantas coincidências felizes, capazes de gerar uma nova teoria de vida, ou melhor, de comportamento perante a vida.

As aprendizagens adquiridas ao longo dos anos suscitaram um olhar maduro sobre a teoria da relatividade, isso mesmo, aquela criada pelo físico alemão, Albert Einstein e que revolucionou o século XX e continua a desafiar a inteligência humana.

Essa teoria é desdobrada em outras duas teorias: a teoria da relatividade restrita (estuda fenômenos inerciais) e a teoria da relatividade geral ( estuda os fenômenos não inerciais). Ambas explicam a dinâmica do universo e porque esse movimento é relativo.

Na prática cotidiana, a teoria da relatividade está presente nos avanços tecnológicos, contudo, pouco se fala a respeito do estudo realizado para se chegar a este ou àquele resultado. Estaríamos negligenciando ou vimos de uma cultura de que determinados assuntos competem somente aos cientistas explorá-los?

Sem entrar no mérito da questão, é sabido que na teoria da relatividade geral, o tempo é uma grandeza absoluta, mas também, grandeza relativa. Esta relatividade "adiciona gravidade" à relatividade restrita e mais, que o tempo e espaço em determinado momento, são uníssonos. Ora, as conclusões a que chegaram a equipe do astrofísico Radek Wojtak da Universidade de Copenhague, na Dinamarca, em setembro deste ano, é mais uma incrível coincidência que acabo de tomar conhecimento..."Os pesquisadores comprovaram que a gravidade influi na luz que vem de aglomerados galácticos distantes e a gravidade garante a coesão dos agrupamentos, mas também influi na luz que cada uma das galáxias emite no espaço".

Nas demais situações a seguir, fica o convite para que reflitas um pouco sobre a magnitude e influências que a teoria da relatividade exerceu em nossas vidas no ano de 2011:

Nossas escolhas pessoais e profissionais

Viagens

Reencontros com pessoas queridas

Amizades

Cultura

Sonhos...

Portanto, somos pura energia, sob o olhar de Deus, agindo na dinâmica da vida, programando e reprogramando sonhos para sermos felizes e participarmos aos outros, da nossa alegria de VIVER e SER parte deste universo maravilhoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário